sexta-feira, 24 de junho de 2011




Naviraí é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul, situado na região Centro-Oeste. Fundada em 1963, Naviraí até os anos 50 era apenas um campo desabitado. A partir de 1952 começaram a chegar por avião e por barco os primeiros colonizadores e em 1955, com a construção da estrada que liga Naviraí a Dourados, começou a se desenvolver mais rápido. É considerado o centro regional do extremo sul de Mato Grosso do Sul, pelo comércio e serviço que oferece a uma região com cerca de 10 municípios e mais de 100 mil habitantes. Com PIB de mais de 600 milhões de reais, é o oitavo município mais rico de MS.
Geografia física
Solo
O solo é fértil e constituído de latossolo vermelho escuro e uma parte menor de podzólico vermelho escuro.
Relevo e altitude
O relevo do município de Naviraí pertence à formação Caiuá, de idade cretácea superior. Sua altitude média na sede do município é de 362 m.
Clima, temperatura e pluviosidade
Está sob influência do clima tropical (AW), caracterizado pelo verão chuvoso e inverno seco. A mínima pode baixar de zero grau e a máxima pode ultrapassar os 40 graus, sendo a temperatura média das máximas é de 28ºC, a média está em torno de 22ºC e a média das mínimas é de 12ºC. O período de chuvas tem início em setembro e termina em março/abril com maiores precipitações em dezembro e janeiro. A precipitação média anual é de 1.400 mm. O mês mais chuvoso é janeiro, com precipitações em torno de 220 mm.
Hidrografia
Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. O município de Naviraí se situa no lado leste da bacia hidrográfica do Rio Paraná. Outras duas bacias menores, as dos rios Amambaí e Ivinhema fazem parte do território. Além dos rios já citados ainda atingem uma certa importância os rios Curupaí e Laranjaí.
Vegetação
A cobertura vegetal de uma região representa os elementos de sustentação da vida, transformando os elementos naturais do solo em alimentos assimiláveis pelos homens e animais. Os solos relevam sua condição físico-química pela cobertura vegetal.[6]
Se localiza na região de influência do Cerrado (savana) e o domínio de mata tropical, cujas espécies principais são: peroba, cedro, angico vermelho e canafístula. Com o passar do tempo a ação antrópica devastou a paisagem. Hoje restam apenas resquícios.

Um comentário:

  1. Naviraí possui mais de 45 mil habitantes, que contam com razoável infra-estrutura para atender a população urbana: água tratada, transporte rodoviário e urbano, escolas, bancos, hotéis, motéis, entre outros.

    ResponderExcluir